Para a Pericó, apenas uma garrafa de espumante seria pouco para celebrar as conquistas que a vinícola catarinense vem obtendo nos últimos anos. O primeiro motivo de comemoração é a chegada dos 22 anos. Fundada em 2002, em duas décadas, a vinícola já ocupa posição de destaque ao elaborar vinhos a partir de castas francesas, que ganham ainda mais personalidade graças ao terroir dos vinhos de altitude da região que está a 1.300 metros acima do nível mar e apresenta características únicas da Serra Catarinense, com dias ensolarados e noites frias.
A Pericó nasceu de um grande sonho que começou se concretizar a partir de 2007 com a elaboração de mil garrafas do Taipa Rosé, o primeiro produto a brotar dos poucos mais de 15 hectares inicialmente plantados e foi crescendo ano a ano. Em 2008, foram elaboradas 4,5 mil garrafas do Basalto, corte de cabernet sauvignon e merlot, o primeiro tinto lançado.
Outro motivo pelo qual poderia ser erguida uma taça para a vinícola é a premiação. Aliás, uma não, várias taças, pois são inúmeros os reconhecimentos recebidos em renomados eventos, como o Concurso de Bruxelas e o Wines of Brazil Awards. O Vigneto Sauvignon Blanc já foi considerado duas vezes o melhor branco nacional da Expovinis Brasil e o espumante Cave Pericó Champenoise Rosé Brut recebeu medalha de ouro no Concurso do Espumante Brasileiro. Além disso, a vinícola Pericó é reconhecida como a primeira produtora do Brasil de espumantes acima de mil metros de altitude. A bebida foi elaborada com uvas viníferas, que conquistaram diversas premiações no país e no exterior. É também a primeira vinícola nacional a produzir um icewine. Essas conquistas merecem muitos brindes, não é mesmo?
Apreciar o sol se pôr lentamente no Vale do Pericó é uma experiência indescritível. A região onde os vinhedos estão plantados é cercada por mata nativa e, dessa forma, é possível apreciar as belas paisagens na estrada que leva à sede da vinícola. O caminho tem agradado especialmente aos ciclistas. Pedalar pela região é uma atividade fantástica que une esporte e sabor. Muitas vinícolas da altitude catarinense já estão preparadas para atuar com o enoturismo e a Pericó é uma delas. De terça a sábado a vinícola está aberta para visitação e, além de saborear as especialidades da marca, o visitante pode passear pelo vinhedo, apreciar as belezas naturais, conhecer as lhamas que vivem na propriedade e participar das seções de degustação.
Em 2020, a Pericó inaugurou um espaço de enogastronomia de altitude. O local conta com um restaurante, que serve pratos que valorizam a gastronomia serrana para acompanhar as degustações. Os almoços harmonizados são realizados em datas programadas e devem ser pré-agendados. O espaço tem ainda uma loja na qual estão disponíveis os produtos da marca.
Site: www.vinícolaperico.com.br
Instagram: @pericovinhos
Endereço: Fazenda Cadete , S/N – Bairro: Pericó – São Joaquim – SC
Fotos: Acervo Vinícola Pericó