O vento minuano acordou do seu sono de verão e está soprando nas galhadas das árvores, fazendo coro com o cantar das aves silvestres e o tilintar do gelo quebrando nos campos de cima da serra.
Está oficialmente aberta a temporada de tirar os agasalhos do armário, curtir a hospitalidade do povo serrano e o que Lages tem de melhor a oferecer nessa época do ano.
A Princesa da Serra, tem 165 mil habitantes e caracteriza-se por ter altitude elevada, chegando a 1.260 metros acima do nível do mar e, por isso, no inverno o clima é frio, com temperaturas podendo ficar abaixo de 0°C, ocasionando fortes geadas. Para a alegria de todos que vêm para a Serra a fim de encontrá-la, a neve tem dado o ar da sua graça nos últimos anos por aqui.
As férias escolares coincidem com o período de frio, perfeito para um belo passeio em família. Minha sugestão para você, é que aproveite o aconchego da estação gelada, deguste os sabores regionais e relaxe na tranquilidade exuberante da natureza, tornando o momento esplendoroso e vivendo experiências únicas.
Prepare o casaco, gorro de lã, cachecol, luvas e uma bebida quentinha. O destino de hoje será a Coxilha Rica, a nova fronteira agrícola de Santa Catarina, localizada nos municípios de Lages, Capão Alto e Painel e que faz divisa com o Rio Grande do Sul através do rio Pelotas.
Dona de paisagens deslumbrantes, rica em história (já foi palco de episódios como as tropeadas da Revolução Farroupilha), tradição (terra natal de personalidades como ex-presidente da República, Nereu Ramos) quem conhece o lugar, descobre quais os motivos que fazem desta uma região única na Serra Catarinense.
O Caminho usado pelos tropeiros para a condução do gado do Rio Grande do Sul até São Paulo e Minas Gerais, traçado no século XVIII, passava por aqui. Na Coxilha Rica ainda é possível encontrar alguns dos mais visíveis trechos do Corredor das Tropas, feito para que o gado não se extraviasse. O corredor era delimitado nos dois lados por “taipas”, muros de pedra encaixada e empilhada, muito utilizados nas antigas fazendas.
Localizado na estrada de chão batido que vem de Lages, é impossível não se encantar com o pequeno Túnel da Coxilha Rica. Com aparência bucólica, de material metálico, o túnel que passa embaixo da linha do trem, tem formato cilíndrico e permite a passagem de apenas um veículo por vez.
Distante 49 quilômetros de Lages, é fácil ver de longe um enorme casarão com paredes amarelas, janelas e portas brancas, cercado por muros de taipa. Esta é a Fazenda São João, uma das propriedades mais antigas da Coxilha Rica. A sede da fazenda foi construída no ano de 1800, quando o Brasil ainda era uma colônia de Portugal e hoje recebe turistas.
Já na região central da cidade duas dicas imperdíveis
TERRA NOSSA, PRODUÇÃO ARTESANAL NA SERRA CATARINENSE
Quem vem a Lages precisa conhecer o trabalho manual dos artesãos da cidade. As duas lojas Terra Nossa estão localizadas no coração da cidade (calçadão e mercado público). Você precisa fazer uma visita, afinal, a linha que borda sonhos é a mesma que costura a vida!! Prestigie o trabalho e conheça o artesanato regional. Visite @terranossalages.
PLANO B, O SEU MELHOR PLANO….SABE AQUELE LANCHE DELICIOSO QUE VOCÊ DEGUSTA EM CADA UMA DAS MORDIDAS?
Esse é o plano ideal para um fim de noite, não acha? Ingredientes selecionados de altíssima qualidade e capricho no preparo certamente são os diferenciais que fazem deste o melhor hambúrguer da cidade. Com delivery de competência, o seu lanche chega onde você estiver. Bateu aquela fome? Pega essa dica: Burger BBQ – Pão Brioche, burger 150g (blend de carne bovina deliciosa), mussarela, bacon em cubos, barbecue, alface e maionese. Esse é o meu preferido, mas o cardápio tem muitas opções, acesse o Instagram: @planobburger e escolha o seu, você não vai se arrepender!!
Por Chris Dal Pizzol
Fotos: Augusto Camargo e Acervo Revista Excelência