A Eco Trilhas Serra Catarinense e a coluna Turismo de Aventura te convidam a se aventurar neste paraíso de natureza intocada, em busca de registros únicos das mais belas aves no cenário cinematográfico da Serra Catarinense.
BIRDWATCHING – Serra Catarinense
A Serra Catarinense, com seus campos de altitude, montanhas, florestas de araucárias, bosques mistos, cânions, cachoeiras e turfeiras, criam um cenário inigualável para a observação de aves, sendo uma atividade empolgante e prazerosa.
Campos de altitude, matas ombrófilas mistas e banhados turfosos completam este cenário ímpar localizado na região mais fria do Brasil, cuja altitude em seu ponto culminante chega a 1.827 metros. Todos os anos a paisagem torna-se branca pela precipitação de neve, formação de geada nos campos e pela ocorrência do sincelo nos arbustos, encostas e cachoeiras – fenômeno meteorológico que ocorre em situações de nevoeiro aliado a uma temperatura de -2ºC a -8ºC.
O choque entre as massas de ar faz surgir uma névoa branca que envolve os vales, picos e montanhas, proporcionando a sensação de que estamos acima das nuvens. Os campos de altitude formam um ecótono, ou seja, uma área de transição entre a mata ombrófila densa e a ombrófila mista. São amparados pelos contrafortes da Serra Geral, formação de escarpas rochosas com presença de mata atlântica muito bem preservada.
As escarpas, por vezes, insurgem nas bordas dos cânions como se fossem gigantes atalaias que resistiram ao tempo e tiveram suas formas esculpidas pelo vento forte que ecoa nos imensos paredões de pedra.
Toda essa diversidade de vegetação e acidentes geográficos proporcionam o surgimento de inúmeras espécies e novas descobertas, com registros raros, têm ocorrido. Cerca de 350 espécies de aves foram registradas na Serra Catarinense, esse é um número bem significativo, pois é praticamente 60% do total encontrado no estado de Santa Catarina.
Locais de observação de aves: Bom Retiro, Lages, Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema e São Joaquim
(*) Valores do serviço sob consulta
PEDRA FURADA – Urubici/SC
O atrativo possui paisagens de tirar o fôlego e oferece uma experiência emocionante para os entusiastas de caminhadas e trekking.
No cume do Morro da Igreja, a 1822 metros acima do nível do mar, tem-se uma das mais belas visões panorâmicas da Serra Catarinense. Incrustado em uma escarpa (declive muito íngreme de terreno, provocado por erosão) do cânion, está a Pedra Furada, ícone máximo da região.
O caos formou uma escultura em formato de “janela” com uma abertura que mede oito metros de largura e 12 metros de altura. A sensação ao vê-la do mirante ou ter a oportunidade de entrar na pedra é estonteante, sendo uma experiência única, de tirar o fôlego.
* Agendamento mediante consulta na agenda do ICMBIO
**Limite de 6 pessoas por grupo.
Classificação do percurso ………….. Moderado – Nível 6
Distância total do Percurso…………. 8km (ida e volta)
Tempo médio de caminhada……….. 5h
Desníveis de subida / descida……… 373m
Características do terreno………….. Campos | Pedra | Mata e Penhascos
(*) Valores do serviço sob consulta.
SERRA DO CORVO BRANCO – Urubici e Grão Pará/SC
A “garganta” de entrada da Serra do Corvo Branco proporciona uma visão impressionante da região.
A trilha inicia na Serra do Corvo Branco, na lendária estrada que atravessa dois imensos paredões com 90 metros de altura, dando-lhe o título de maior corte em rocha arenítica do Brasil. A “garganta” de entrada proporciona uma visão impressionante e o corte na rocha permite visualizar as águas do Aquífero Guarani fluindo entre o arenito.
Na parte superior um derramamento de basalto faz separação com o arenito e entranha por suas fendas, testemunhando, assim, o passado de erupções vulcânicas na região. A partir desse local inicia-se a trilha a pé, subindo a Serra do Corvo Branco em direção a “Pirâmide”, onde se tem uma visão magnífica dos platôs que formam a borda da Serra Geral. É assim denominada por ter formato triangular, muito semelhante às conhecidas pirâmides mundo afora. A similaridade impressiona.
Classificação do percurso ………….. Moderado – Nível 5
Distância total do Percurso…………. 12km (ida e volta)
Tempo médio de caminhada……….. 6h
Características do terreno………….. Campos | Pedra | Turfeiras
Pet friendly
(*) Valores do serviço sob consulta
CÂNION DA RONDA – Bom Jardim da Serra/SC
Uma atração de fácil acesso, proporcionando vistas incríveis das montanhas da Serra Catarinense.
O Cânion da Ronda é de fácil acesso. Da sua borda, a vista é ampla e em dias de céu limpo é possível enxergar o litoral sul. O nome surgiu na época em que os tropeiros, vindos do Rio Grande do Sul, paravam nas bordas dos cânions da Serra Catarinense para descansar. Enquanto os companheiros dormiam, um deles ficava responsável por fazer a ronda durante a noite, garantindo que o gado não se espalhasse pelo terreno. Podemos considerar esse o passeio ideal para aqueles que estão iniciando na prática do trekking.
Classificação do percurso ………….. Fácil – Nível 3
Distância total do Percurso…………. 6km (ida e volta)
Tempo médio de caminhada……….. 3h
Características do terreno………….. Campos | Pedra | Turfeiras
(*) Valores do serviço sob consulta.
Por Dario Lins
Serra do Corvo Branco
Serra do Corvo Branco – Pirâmide
Papagaio Charão (Acervo Eco pousada Rio dos Touros)