A Serra Catarinense, repleta de belezas e paisagens que encantam a todos que passam pela região, é também referência na produção de chocolates artesanais. São várias as chocolatarias que, por si só, já dispensam apresentações e impressionam com tamanho capricho e qualidade.
Começamos falando do Chocolate do Bosque, de São Joaquim. Trata-se de um sonho de infância que se tornou realidade em 2013, quando o empresário Luciano Tomasini, junto da esposa, Silvia Aparecida Lemos, abriu as portas da primeira fábrica de chocolates artesanal da cidade.
Com o compromisso de manter a autenticidade e essência da marca, o casal vem aprimorando suas receitas ao longo dos anos, produzindo chocolates com alto padrão de qualidade. “Oferecemos chocolates feitos de forma artesanal, com ótimos ingredientes e sem a adição de gordura hidrogenada. Nossa receita de chocolate é exclusiva e também oferecemos o serviço de cafeteria e sorveteria”, afirma Silvia.
Outra opção, desta vez em Urubici, é a Cacau Serra. Inaugurada em 2014, traz qualidade e o bom gosto do chocolate artesanal. A responsável pelo empreendimento e engenheira de Alimentos, Dayana Fabre de Lima, conta que viu em Urubici um potencial para o segmento. “Nosso foco era trazer um chocolate diferenciado ao município e como estamos no alto da região serrana, o clima favorece a comercialização”, afirma.
Com produção própria, a Cacau Serra trabalha com matéria-prima selecionada e agrega ingredientes da região, como o chocolate de sabor e formato de pinhão, a torta de maçã e os chocolates com o formato do conhecido ponto turístico Pedra Furada.
Para tornar a experiência ainda mais imersiva, ao visitar a loja, o cliente pode acompanhar o processo de produção. “Essa visita guiada mostra como os nossos chocolates são preparados, evidenciando a qualidade dos produtos”, explica. A Cacau Serra trabalha com a linha de chocolates ao leite, branco, meio amargo, 70% cacau, linha diet, sem lactose e são livres de glúten.
Há 10 anos, um sonho de chocolate ganhou vida em Urubici/SC. Os proprietários da Avencal Chocolates e Café, Kélen e Billo, decidiram apostar no potencial da cidade conhecida por seu clima frio, onde o turismo ainda surgia gradualmente.
Em meio às paisagens deslumbrantes e com ingredientes cuidadosamente selecionados, buscam oferecer uma experiência sensorial única a todos que os visitam. Se tornando uma parada obrigatória a quem deseja provar um excelente chocolate fino junto a um café quentinho.