Caçada aos Cogumelos Porcini

Sim, nossa serra tem cogumelos! E dos bons. É isso mesmo: nem só o frio, a neve e os lindos campos atraem visitantes para a Serra Catarinense.

 

A cada nova edição da Revista Excelência, Dario Lins encanta os leitores com as histórias, segredos, lindas paisagens e trilhas que conduzem aventureiros a locais pitorescos, alguns quase nunca visitados, e outros, destino certo e comum especialmente no inverno. Desta vez o personagem principal que vem da Serra Catarinense não é um rio, um cânion ou uma cachoeira, é uma iguaria – que aliás nem é originária da região – que encanta pelo sabor, pelo aroma, pelas inúmeras propriedades (é um alimento quase completo) e chama ainda mais atenção pelo período relativamente curto em que fica disponível: o Cogumelo Porcini (ou Funghi Porcini, o preferido dos italianos).

 

O curioso disso tudo é que ele é mesmo um forasteiro. Trata-se de uma espécie de cogumelo selvagem originária no Hemisfério Norte, muito apreciada pela culinária italiana (por lá ele é o queridinho!) e francesa, e que até pouco tempo só chegava às terras brasileiras de forma desidratada. Acontece que o inverno frio de nossa serra, associado à umidade também característica da região, reproduz as condições necessárias para que ele brote também por aqui. Como o Porcini é um cogumelo silvestre que se ampara numa espécie de simbiose e dependência com outras espécies, e isso explica porque ele é encontrado justamente junto aos pés das árvores, e porque o cultivo é extremamente difícil.

 

Se na Europa ele se desenvolve no solo das florestas, principalmente de castanheiras e carvalhos, aqui, ele encontrou abrigo debaixo dos pinus – que deixam o chão coberto com seus galhos secos – e colocou um ponto de interrogação na crença de que na base deles, nada cresce!

 

Como os cogumelos são selvagens e gostam de tempo mais “fresco” a colheita é realizada na época de eclosão natural dos fungos, ou seja, no período entre o outono e o inverno. Profundo conhecedor da Serra Catarinense e de seus mistérios e segredos, nosso colunista Dario Lins não deixou passar em branco esse presente da natureza e incorporou o passeio para “Caça ao Porcini” à lista de passeios guiados da Eco Trilhas Serra Catarinense. Segundo ele, é pura mágica! “Já pensou em realizar um passeio daqueles, tipo ‘mundo imaginário’, no qual você entra numa floresta encantada e vai colher cogumelos comestíveis? Então… é esse!”, explica Dario Lins. E fica a dica muito importante: jamais colha ou coma cogumelos sem o devido conhecimento, pois existem diversas espécies que são tóxicas.

 

Por Lu Zuê

Fotos Dario Lins

 

   

   

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Compartilhe:

error: Conteúdo Protegido!